Como cadastrar clientes

Com o cadastro de clientes, você reúne todos os dados e informações dos consumidores que tiveram, ou ainda têm, ligação comercial com a sua empresa. No GestãoClick, você pode cadastrar seus clientes de três formas:

  1. Manualmente
  2. Importando de uma planilha
  3. Importando dados de uma nota fiscal

Neste artigo, você aprenderá como realizar o cadastro de clientes. Confira a seguir:

  • Como cadastrar clientes de forma manual;
  • Como gerenciar clientes;
  • Como preencher cada campo corretamente.

Siga o passo a passo:

1. No menu principal, localizado no canto esquerdo da tela, acesse o módulo ‘Cadastros’;

2. Em seguida, clique na opção ‘Clientes’;

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3. Na tela ‘Clientes’, clique em “Adicionar";

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4. Em seguida, na tela ‘Adicionar cliente’ preencha os campos:

Dados gerais

  • Em tipo de cliente, informe se seu cliente é pessoa física, jurídica ou estrangeiro;
  • No campo ‘situação’, informe se seu cliente está ativo ou inativo;
  • Caso o cliente seja uma pessoa física, insira ‘Nome’, ‘E-mail’, ‘CPF’, ‘RG’, ‘Data de nascimento’, ‘Inscrição Estadual’ e ‘Tipo de contribuinte’;
    • No caso de pessoa jurídica, informe o ‘Nome fantasia’, o ‘E-mail’, o ‘CNPJ’, a ‘Razão Social’, a ‘Inscrição estadual’, o ‘Tipo de contribuinte’, a ‘Inscrição Municipal e SUFRAMA’ e o nome do ‘Responsável’;
    • Para o cliente estrangeiro, informe o ‘Nome’ , o ‘E-mail’ e a numeração do ‘Documento’.
  • Depois insira o ‘Telefone comercial’, o ‘Telefone celular’, o ‘FAX’, o ‘Site’ e o ‘Vendedor/responsável’.

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Endereços

  • Informe o ‘Tipo’ de endereço do seu cliente: comercial, residencial, entrega, depósito etc. Se desejar criar uma nova categoria de endereço, clique no campo ‘Cadastrar novo’ no final da lista;
  • Informe o ‘CEP’ do endereço. Ao informar o CEP, os campos ‘Logradouro’, ‘Bairro’ e ‘Cidade/UF’ serão preenchidos automaticamente;
  • Depois, insira o ‘Número’ e o ‘Complemento’ do endereço;
  • Caso o seu cliente possua mais de um endereço, clique no botão ‘Inserir novo endereço’.

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Contatos

  • Se o seu consumidor ou algum representante possuir mais de um canal para contato, clique no botão ‘Inserir novo contato’ para adicionar as informações;
  • Selecione o tipo de contato, como ‘E-mail’, ‘WhatsApp’, ‘Telefone’ etc;
  • Informe o ‘Nome’, o ‘Contato’, o ‘Cargo’ e, caso queira, uma ‘Observação’;

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Financeiro

  • Se o seu cliente possuir um valor limite de compras, informe no campo ‘Limite de crédito';
  • Caso queira permitir que ele ultrapasse o limite estabelecido, marque a opção ‘Permitir ultrapassar limite de crédito’

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Foto

  • Se desejar inserir uma foto ao perfil do seu cliente, clique em ‘Selecione uma foto’ para escolher o arquivo.

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Anexos

  • Caso seja necessário, adicione anexos ao cadastro do cliente;

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Observações

  • Se desejar adicionar alguma informação complementar ao cadastro do seu cliente, insira essa descrição no campo ‘Observações’;
  • Após preencher todos os dados, clique no botão verde “Cadastrar”.

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Como gerenciar clientes

  1. Após finalizar o cadastro, na tela ‘Clientes’, vá até a coluna ‘Ações’;
  2. Nesse campo, você pode visualizar, editar ou deletar os clientes cadastrados.

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 Atenção: Todos os dados informados nas imagens acima, são de caráter fictício.

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