Como cadastrar clientes
Atualizado:
Com o cadastro de clientes, você reúne todos os dados e informações dos consumidores que tiveram, ou ainda têm, ligação comercial com a sua empresa. No GestãoClick, você pode cadastrar seus clientes de três formas:
- Manualmente
- Importando de uma planilha
- Importando dados de uma nota fiscal
Neste artigo, você aprenderá como realizar o cadastro de clientes. Confira a seguir:
- Como cadastrar clientes de forma manual;
- Como gerenciar clientes;
- Como preencher cada campo corretamente.
Siga o passo a passo:
1. No menu principal, localizado no canto esquerdo da tela, acesse o módulo ‘Cadastros’;
2. Em seguida, clique na opção ‘Clientes’;
3. Na tela ‘Clientes’, clique em “Adicionar";
4. Em seguida, na tela ‘Adicionar cliente’ preencha os campos:
Dados gerais
- Em tipo de cliente, informe se seu cliente é pessoa física, jurídica ou estrangeiro;
- No campo ‘situação’, informe se seu cliente está ativo ou inativo;
- Caso o cliente seja uma pessoa física, insira ‘Nome’, ‘E-mail’, ‘CPF’, ‘RG’, ‘Data de nascimento’, ‘Inscrição Estadual’ e ‘Tipo de contribuinte’;
- No caso de pessoa jurídica, informe o ‘Nome fantasia’, o ‘E-mail’, o ‘CNPJ’, a ‘Razão Social’, a ‘Inscrição estadual’, o ‘Tipo de contribuinte’, a ‘Inscrição Municipal e SUFRAMA’ e o nome do ‘Responsável’;
- Para o cliente estrangeiro, informe o ‘Nome’ , o ‘E-mail’ e a numeração do ‘Documento’.
- Depois insira o ‘Telefone comercial’, o ‘Telefone celular’, o ‘FAX’, o ‘Site’ e o ‘Vendedor/responsável’.
Endereços
- Informe o ‘Tipo’ de endereço do seu cliente: comercial, residencial, entrega, depósito etc. Se desejar criar uma nova categoria de endereço, clique no campo ‘Cadastrar novo’ no final da lista;
- Informe o ‘CEP’ do endereço. Ao informar o CEP, os campos ‘Logradouro’, ‘Bairro’ e ‘Cidade/UF’ serão preenchidos automaticamente;
- Depois, insira o ‘Número’ e o ‘Complemento’ do endereço;
- Caso o seu cliente possua mais de um endereço, clique no botão ‘Inserir novo endereço’.
Contatos
- Se o seu consumidor ou algum representante possuir mais de um canal para contato, clique no botão ‘Inserir novo contato’ para adicionar as informações;
- Selecione o tipo de contato, como ‘E-mail’, ‘WhatsApp’, ‘Telefone’ etc;
- Informe o ‘Nome’, o ‘Contato’, o ‘Cargo’ e, caso queira, uma ‘Observação’;
Financeiro
- Se o seu cliente possuir um valor limite de compras, informe no campo ‘Limite de crédito';
- Caso queira permitir que ele ultrapasse o limite estabelecido, marque a opção ‘Permitir ultrapassar limite de crédito’.
Foto
- Se desejar inserir uma foto ao perfil do seu cliente, clique em ‘Selecione uma foto’ para escolher o arquivo.
Anexos
- Caso seja necessário, adicione anexos ao cadastro do cliente;
Observações
- Se desejar adicionar alguma informação complementar ao cadastro do seu cliente, insira essa descrição no campo ‘Observações’;
- Após preencher todos os dados, clique no botão verde “Cadastrar”.
Como gerenciar clientes
- Após finalizar o cadastro, na tela ‘Clientes’, vá até a coluna ‘Ações’;
- Nesse campo, você pode visualizar, editar ou deletar os clientes cadastrados.
Atenção: Todos os dados informados nas imagens acima, são de caráter fictício.
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